Novas parcerias
31 Janeiro, 2017
Show all

Diabetes

O número de pessoas com diabetes tem vindo a aumentar. Em 2014 pensa-se que exista mais de 1 milhão de portugueses com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos com Diabetes.

Uma das maiores complicações da Diabetes mellitus é o pé diabético que tem elevado impacto na qualidade na vida das pessoas diabéticas e é fonte considerável de sofrimento, com custos financeiros e psicológicos para os doentes diabéticos bem como custos económicos para os serviços de saúde em particular e para a sociedade em geral.

A pessoa com diabetes deve realizar um exame anual para detetar sinais e sintomas de alterações da sensibilidade e da circulação do pé para identificar se está em risco de ulceração do pé,

Os principais aspetos de auto cuidado a ter em linha de conta na prevenção do pé diabético são:

  • Higiene cuidada do pé – lavar diariamente os pés com a água abaixo do 37ºC, secando bem os espaços entre os dedos. Deve reforçar-se a utilização de cremes emolientes para lubrificar a peles seca, mas não entre os dedos.
  • A inspeção e observação do pé: – deve-se a examinar a presença de pele seca, com gretas, com micoses ou calos e se não conseguir por diminuição da visão pedir a alguém que o faça por si devendo incluir-se o espaço entre os dedos. Na presença de calos não deve utilizar calicidas ou pensos para remover calos, recorrendo ao podologista para estes problemas.
  • Inspeção da pele (seca, com gretas, com micoses ou calos) – colocar creme nos pés
  • Observação das unhas – Tratar das unhas – cortar as unhas a direito, limar com lima de cartão; se não conseguir fazer recorrer a um profissional de saúde. Se tiver alguma lesão ou doença nas unhas recorrer a um podologista.
  • Verificar as deformidades do pé com proeminências ósseas, ou dos dedos (dedos em martelo ou em garra) ou rigidez das articulações.
  • Verificar o estado dos sapatos ou meias (tanto no exterior com no interior) – que devem ser de algodão, brancas, sem costuras e usadas do avesso. Não utilizar sapatos apertados e de caixa baixa. Não andar descalço e não pode utilizar botijas de água quente para aquecer os pés.
  • Manter controlo da glicemia adequado: os níveis elevados da glicose podem aumentar o risco das complicações das pessoas diabéticas, nomeadamente aumentam o risco de doença vascular.
  • Registar alguma alteração e recorrer de imediato ao profissional de saúde de referência.

O enfermeiro representa um papel importante no ensino do auto-cuidado dos diabéticos.

Se tiver alguma dúvida sobre a saúde dos seus pés CONTACTE-NOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *